08/10/2014

As primeiras aventuras pela Polónia - Parte 1

  No primeiro fim-de-semana, pela primeira vez, foi sozinha para a cidade. A Fundação fica a cerca de 30 minutos da cidade. A pergunta impõe-se: Como é que no terceiro dia, consegues ir sozinha para a cidade? Sim, Varsóvia é uma cidade enorme. Mas aqui, existe uma solução preciosa, uma aplicação designada jakdojade. É possível realizar o download desta aplicação para telemóvel ou Iphone. Esta aplicação permite através da indicação da estação de origem e a estação de chegada, conseguirmos aceder ao melhor trajecto que inclui vários tipos de transportes públicos com os respectivos horários e tempos de espera. Considero que era um excelente projecto para ser aplicado em Portugal ( evitaria alguns atrasos e iria facilitar a vida dos turistas. Experiência própria! :) ).
  A Carla e as outras voluntárias convidaram-me para participar numa Free Walking Tour, que é uma espécie de visita guiada realizada a pé, por algumas zonas históricas e importantes da cidade. Aconselho vivamente, alguém que decida visitar esta cidade, participar numa visita deste género. A guia é muito simpática e realiza visitas em várias linguagens, nomeadamente: Inglês, Espanhol e Português. O local seleccionado para a realização da visita, foi a parte da cidade considerada mais alternativa e perigosa , Praga. Apesar de ser considerada a parte mais perigosa da cidade, os residentes não possuem a mesma perspetiva. Durante o dia, é uma zona bastante agradável. :)
Iniciamos a  visita, na zona mais antiga da cidade, denominada "Old City" e junto ao  "The Royal Castle". É uma zona lindíssima, fiquei encantada. Esta prometida uma visita ao " The Royal Castle", ao domingo, é gratuito.

Old City

The Royal Castle
Em seguida, andámos cerca de 15 minutos para visitar Praga. Durante este pequeno percurso, desfrutámos da paisagem junto ao rio, uma das minhas vistas favoritas de Varsóvia.
 A visita começou com a descrição de algumas histórias locais sobre aquela zona. Explicaram-nos que a zona de Praga , não foi a zona da cidade mais atingida pelos conflitos relativos a Segunda Guerra Mundial. Existem alguns sítios que foram e em que  as marcas perduram até a actualidade. Adorei algumas casas, originais e encantadoras.




Pelas ruas de Varsóvia, respira-se música. Em quase todas as ruas, podemos encontrar algum músico ou monumentos relacionados com a temática. 

Sabiam que algumas das ruas de Praga foram utilizadas para a realização do Filme" O Pianista"?

Considero relevante mencionar a existência de vários projectos sociais para apoiar crianças que pertencem a famílias carenciadas. Estes projectos consistem na criação de actividades para a ocupação dos tempos livres das crianças, que não têm forma de aceder a outro tipo de actividades. Nesse sentido, os projectos consistem em verdadeiras obras de arte na rua, como podem observar nas próximas fotografias.

Concluímos a visita , com o cumprimento dos nossos amigos ursos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário