06/10/2014

o voo



    Há alguns anos, conhecia uma rapariga que chorou pela possibilidade de mudança de escola. Uma rapariga que lutou para não sair da zona de conforto, que adorava o  estado de conformismo em que vivia diariamente. O tempo e as experiências ensinaram-na a crescer, a amadurecer. A dor pode ser uma das formas mais terríveis para alguém soltar as amarras do medo e aprender a voar pelas suas próprias asas para lá do horizonte, em que a maioria dos sonhos se perdem diariamente.
   A rapariga desta história, sou eu. A mesma rapariga que está a participar num projecto do Serviço de Voluntariado Europeu na Polónia. Desde sempre, senti a necessidade de intervir em sociedade , de transformar de forma positiva as condições de vida das pessoas.Nesse sentido, quando terminei a licenciatura em Serviço Social, comecei a sentir uma  necessidade enorme de realizar um sonho de infância, participar numa missão de voluntariado. Um dia, vou participar numa missão de voluntariado em África ou na Índia. Agora, estou na Polónia, a viver uma das maiores aventuras da minha vida.
  Nesta viagem, realizei um sonho, voei pela primeira vez, literalmente sobre as nuvens, aqueles pedaços gigantes dos nossos sonhos. Adorei sobrevoar a cidade de Amesterdão, que é ainda mais bonita vista do céu.Comecei a compreender a necessidade da disponibilidade em aceitar esta aventura de coração cheio, quando tive que correr no aeroporto. Quando cheguei a Varsóvia e perdi a minha mala. Foi recebida de braços abertos pela minha mentora, uma pessoa muito especial nesta aventura.Só recebi a mala, no dia seguinte . 
   No primeiro dia, conheci a fundação e as pessoas da fundação. A minha coordenadora aconchegou este coração, ao transmitir-me que esta agora é a minha casa. Foi um dia agitado, visitei Varsóvia,  apaixonei-me pela paisagem junto ao rio, conheci as pessoas da organização de coordenação, outras voluntárias, incluído a Carla, a minha companheira portuguesa nesta aventura, um bocadinho de Portugal está sempre connosco, no âmago da nossa alma.
   As pessoas são tão simpáticas e têm sempre um sorriso para partilhar. Na fundação, todos se esforçam para falar ou tentar compreender inglês. Por vezes, quando não conseguem compreender , utilizamos as ferramentas tecnológicas que temos ao nosso dispor. Por aqui, o google tradutor, é uma ferramenta essencial.
     Aqui valoriza-se o essencial, aprender uma nova palavra em polaco,sorrir durante  uma conversa indecifrável para mim ou descobrir  alguém que saiba uma ou duas palavras em português ou em espanhol. Já recebi abraços, foi convidada para tomar um chã e participei num jogo.Conheci um senhor que é apaixonado pelo Fado, pela Amália Rodrigues e pela nossa cultura. Aos poucos, vou lhe apresentado o melhor da cultura lusitana.Ele não compreende a nossa língua, mas sente-a com o coração. Viver a vida, significa permitir-nos sentir com o coração.
     Esta aventura está a ser feita de coração, até porque estas asas foram feitas para voar, para transmitir de alma e coração, a essência da vida.Não se esqueçam de serem felizes nos vossos próprios voos!
    
       

1 comentário: