21/10/2014

Serviço de Voluntariado Europeu (SVE)



 Primeiramente, considero fundamental falar brevemente sobre o serviço de voluntariado europeu e especificamente sobre o meu projecto. Desta forma, algumas pessoas compreenderão melhor a aventura em que resolvi participar . :)
 O Serviço de voluntariado europeu consiste num programa europeu que possibilita a realização de voluntariado à tempo inteiro, num país diferente do pais de origem.Este programa objectiva o desenvolvimento/melhoria de competências , a possibilidade de descoberta de novas culturas e promove a empregabilidade. Este programa enquadra-se no programa Eramus+.
 Conheci este programa, graças a uma professora muito especial para mim. Concorri para vários projectos. Um dia, descobri este projecto, que precisava urgentemente de voluntários. Telefonei para a associação Spin, que é uma das associações de envio em Portugal. Durante cerca de meia hora , tive uma conversa muito agradável e resolvi que devia tentar.
 Em poucos dias, recebi a resposta afirmativa. Este processo desenrolou-se rapidamente.Um mês depois, estava em solo polaco.
 O meu projecto de voluntariado direcciona-se para pessoas adultas com deficiência ou incapacidades. Esta é uma das minhas áreas preferidas de intervenção, é uma das áreas que me fala tanto ao coração. No meu projecto, acompanho as pessoas, realizo algumas tarefas institucionais e participo em várias terapias, nomeadamente na musicoterapia, na terapia de leitura e nas sessões de fisioterapia. Existem outras terapias, que vós irei falar em breve. No inicio, é mais complicado participar pela barreira da linguagem e é necessário tempo para compreender as formas de intervir na instituição.
 Neste momento, o balanço é positivo. Tenho conseguido participar em várias actividades e as pessoas são tão simpáticas. A fundação é como uma grande família, uma família de afectos. <3
Tentem, poderemos sempre errar.
Não desistam sem tentarem, poderão desperdiçar algumas das melhores oportunidades da vossa vida.
We can make a difference! 


Sem comentários:

Enviar um comentário