29/10/2014

On Arrival Trainning


 Na semana de 13 a 19 de Outubro, realizei a minha "On Arrival Trainning" . A formação " On Arrival Trainning"é considerada a formação inicial dos voluntários do Serviço de Voluntariado Europeu. A formação decorre durante uma semana e é realizada num hostel. Na minha formação ,participaram  voluntários de vários países, nomeadamente: Espanha, França, Itália, Ucrânia, Alemanha, Turquia e Eslováquia. Nesta semana, realizamos várias actividades formativas , esta semana é uma semana de educação não formal. Adquirimos várias competências de forma diferente, mais dinâmica e intensa. O local da realização desta formação é próximo de um dos parques mais lindos que já vi na vida. ( Em breve, publicarei fotos daquele lugar encantado.)
  No primeiro dia, realizamos várias actividades relacionadas com exercícios de integração . Descobrimos as diferentes nacionalidades, realizamos um mapa do mundo, abordámos as diferentes razões para participar neste tipo de projectos, curiosidades sobre a Polónia e tentámos conhecer várias características de cada pessoa. Abordámos várias temáticas nesta semana, sobre os nossos projectos, os nossos direitos e deveres , tentámos descobrir novas culturas e analisar de forma mais aprofundada a cultura polaca. Nesse sentido , lançaram-nos um desafio. Fomos para a rua , realizar entrevistas, pequenos vídeos e tirar fotografias para tentarmos compreender melhor esta sociedade. Senti-me privilegiada , o meu grupo era constituído por mim e  por duas amigas que falam polaco. Nesse sentido, podemos realizar as entrevistas , mais facilmente. As minhas funções estiveram mais relacionadas com o registo fotográfico de todos os momentos. A nossa temática consistia em compreendermos as acções que podem e não podem ser realizadas na Polónia. (A maioria das fotografias e o video, não podem ser divulgados por uma questão de sigilo).
  Vivenciamos algumas situações caricatas. A primeira pessoa entrevista começou a falar comigo em português. Fiquei mesmo feliz. É uma rapariga que é aluna de português  numa universidade polaca e que adora a nossa cultura.É tão fascinante conhecer pessoas que nunca visitaram o nosso pais e adoram a nossa cultura. Senti aquele orgulho lusitano, aquele orgulho de quem pertence aquele pais feito de alma e de saudade, a beira-mar plantado.


Uma das minhas parceiras neste projecto :)



Esta é umas acções que devem praticar na Polónia e no resto do planeta. :)

  Na final da nossa procura incessante por informações, fomos convidadas a participar num evento.Este evento foi promovido por uma instituição que apoia pessoas com deficiência  visual. Convidaram-nos a tentar compreender a realidade que muitas pessoas  vivenciam diariamente. Convidaram-nos a tentar percorrer um trilho de olhos vendados, a tentar construir uma nova realidade , auxiliadas pelos outros sentidos. Esta experiência teve um significado especial. É importante compreendermos o mundo, com o coração. No dia-a-dia, respeitem e tentem compreender o mundo do outros. Todos temos algumas incapacidades, somos humanos. Devemos respeitar cada pessoa como um ser único, respeitar  a sua dignidade e os seus direitos fundamentais.



 
  Realizamos várias dinâmicas de grupo, aprendemos algumas palavras em polaco e as melhores formas de aprender esta linguagem tão diferente da língua de Camões.É tão divertido tentar dizer algumas palavras , por vezes sinto-me um homem aos gritos. A fonética das palavras é tão diferente.
  Aprendi vários jogos e várias actividades interessantes que podem ser implementadas no processo de formação escolar ou em workshops. Aprender de uma forma pragmática e divertida, para mim é um dos lemas desta tipologia de formações. Os formadores foram tão simpáticos e a participação nas actividades é voluntária. Não existem quaisquer tipo de pressões. No antepenúltimo dia de formação, tivemos direito a uma surpresa. Assistimos e participamos na actuação de um grupo de dança, que realiza danças típicas da Polónia. Foi uma actuação bastante interactiva , podemos participar e aprender alguns passos de dança.São danças bastante engraçadas e coloridas. Adorei esta surpresa.





No final da actuação, tirámos uma foto do grupo com o grupo de dança.

  Um dos maiores privilégios desta semana de formação , é a possibilidade de conhecer voluntários que estão a viver experiências semelhantes a minha. Tivemos várias conversas , criamos algumas amizades e prometemos que iremos realizar algumas viagens.Um dos desejos mais expressado pelos voluntários é a vontade de realizar algumas viagens nos tempos livres, ter o privilégio de conhecer alguns dos locais mais interessantes na Polónia e nos países mais próximos.
O grupo :)


O grupo e os formadores :)

  Foi uma semana tão intensa e difícil para mim. Senti-me doente e fraca, toda a semana.  Mas participei em todas as actividades, a excepção de uma manhã em que necessitei de descansar para me sentir melhor. Nesse sentido, tornou-se mais difícil falar em inglês e expressar algumas opiniões, as dores na garganta e no nariz dificultaram a tarefa. Não desisti e falei com todos os voluntários e mesmo com uma voz mais rouca, expressei a minha opinião. Em alguns momentos, gostaria de ter participado de uma forma mais activa , principalmente em algumas sessões de formação.
  Por vezes, senti-me triste. Vivo sempre num desassossego,  quero sempre estar melhor. Nunca estou satisfeita. Quando estou doente, fico ainda mais insatisfeita. Há vários anos, que tento combater este meu lado perfeccionista. É a eterna dicotomia dos seres humanos, admitimos ser imperfeitos mas queremos sempre estar no nosso melhor. Durante a semana, rapidamente compreendi que iria tentar ser, ser aquilo que conseguia ser naquele momento. Após essa tomada de consciência, , vivi mais tranquilamente aquela semana , sem mágoas. Comecei a sentir-me melhor e ainda consegui sair a noite com o grupo e dar uns passos de dança, numa tentativa de colmatar as saudades de dançar.



 Esta semana relembrou-me a importância de relativizar as situações e de tentar aproveitar a vida , em todas as estações. Tentem relativizar a vossa vida e serão pessoas mais inteiras , de alma cheia.

" Para ser Grande , Sê Inteiro."                              Fernando Pessoa
  

7 comentários:

  1. Grande semana Fatinha :D Boa sorte com o Polaco que pelo que sei não é fácil de aprender, mas não impossível :) When you are feeling down remember that maybe someone is looking to you as an example, and when his/her strength faint yours may act as a motivator. So enjoy the experience and remember to smile, its your dream!

    Beijinhos e continua a dar notícias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma semana muito intensa :) Obrigada. Preciso mesmo de sorte para aprender polaco. Mas já sei algumas palavras e algumas frases.
      I know that exist someone , who will looking forever for me. I am really enjoy this experience ! I will smile always. Its the best way for living well this long journey.

      Podes contar sempre com noticias minhas.
      Também quero noticias tuas.
      Um grande abraço :)

      Eliminar
  2. Espero q te estejas a sentir melhor e que tenhas tido oportunidade de recuperar forças :D. Beijitos
    Sílvia Francisco :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu orgulho :)
      Apenas me senti adoentada durante esta semana :)
      Muito obrigada pela preocupação e pelo apoio :)
      Gosto muito de tii <3
      milhões de abraços

      Eliminar
    2. Também gosto muito de ti orgulho aventureiro de longa duração eheheh! Abraaaççooosss

      Eliminar
  3. Estou tão orgulhosa de ti, meu anjo ❤️ Continua a encantar com estas pequenas histórias, quero estar a par de tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que és o meu orgulho :) Podes sempre contar com notícias minhas , minha irmã de vida <3

      Eliminar