07/01/2015

Saber com o coração



"Saber com o pensamento é uma coisa, saber com o coração é outra." Susanna Tamaro

  Era uma vez, uma menina que viveu uma das mais estranhas épocas natalícias. Parecia ter perdido a magia natalícia, aquela que sempre lhe preenchia o coração em todos os natais. Deixou de sentir aquela vontade fulminante em cantar todas as canções natalícias e em correr para decorar a árvore de natal. Simplesmente, deixou de acreditar naquela magia. O herói que lhe contava as melhores histórias e que a obrigava  a esperar pelo pai natal, partiu. Este natal, ela apenas pediu que ele voltasse. Mas esse desejo é inconcebível. O coração dela deixou de brilhar e a estrela no cimo da árvore, parecia apenas uma estrela feita de cinza. 

    A menina desta pequena história, sou eu. Este foi um dos natais mais tristes da minha vida pela ausência do meu herói e pelas saudades que sinto das minhas pessoas de coração . Andava bastante tristonha, até começar a sentir o amor à minha volta. A união e a felicidade das pessoas que me rodeiam. Aqui na instituição, partilhei momentos cheios de afecto e que voltaram a trazer um bocadinho daquele brilho, daquela sensação mágica. Há imenso tempo, que não ouvia gargalhadas tão cheias de emoção e que não via olhos brilharem com tanta felicidade. Foi uma honra  ter a possibilidade de partilhar e ajudar na preparação e realização desta época tão especial , na fundação. Tenho algumas fotos mas não tenho a certeza se posso divulgar. Mas posso tentar descrever nas minhas meras palavras. Já viram alguém brilhar de felicidade, de amor?  
  Eu vi. Assisti e partilhei imensas gargalhadas, abraços apertados e sorrisos emocionados. 
   Aqui na Polónia, eles tem uma tradição muito bonita. Quando realizam as vigílias, eles aplicam este termo , quando realizam festas de natal e a véspera de natal.  Eles partilham uma espécie de hóstia gigante com toda a gente. Nesse momento de partilha, as pessoas desejam as melhores coisas da vida e existem abraços tão aconchegantes. Foi um momento muito bonito , de partilha, de afecto. Ao reflectir sobre este turbilhão de emoções e ao observar a felicidade das pessoas que vivem na fundação nestes momentos, compreendi a origem desta felicidade. 
    Eles apenas sentem com o coração, não precisam de explicações , de recordações. Eles sabem com o coração, que sentem um imenso amor , amor puro. Neste amor, eles sentem a verdade , a verdade dos sentimentos mais sinceros. Eles fizeram-me acreditar novamente , com um espírito natalício diferente, mas com o mais nobre dos sentimentos. O amor puro dos abraços, dos olhares , das gargalhadas contagiantes , das pessoas amadas. O importante é saber com o coração, é  viver de coração . 

Sem comentários:

Enviar um comentário