11/02/2015

" O essencial é invisível aos olhos"

  Sabem o quão mágico é voltar a correr pela sala de aulas e saltar a corda?
   A última semana de Janeiro, foi preenchida por corridas, danças , por sorrisos de coração e por abraços apertados. Eu e a minha amiga Alissa, partimos em direcção a Pultusk para uma semana diferente , uma semana de voluntariado com crianças para realizar uma apresentação breve sobre as nossas culturas. O dia português foi marcado por uma breve apresentação de alguns vídeos sobre o nosso pais à beira-mar plantado.

 
  Em seguida, realizamos pinturas faciais com as cores da nossa bandeira. O vermelho, o verde e o amarelo foram as cores da alegria que preencheram este dia.





 
   Criamos um jogo da memória para divulgar diferentes linguagens , nomeadamente: polaco, inglês, alemão e português. O jogo é composto por cupões com números, cores e animais. Cada participante escolhe um cupão. Se escolher um número, terá de contar os números e dar os saltos respectivos ao número seleccionado. Se escolher um cupão com um animal, terá de dizer o nome desse animal e imitar o mesmo. Se seleccionar uma cor, terá de encontrar na sala , um objectivo com essa cor. É uma boa forma de aprender a brincar .


 O último dia , foi marcado por uma festa de carnaval , preenchida por gargalhadas. Desenhámos máscaras bastante originais.Brincámos ao jogo das cadeiras e ao jogo da estátua. Fomos múmias. Fomos os reis e as rainhas  no baile improvisado e os melhores dançarinos , no jogo just dance.




 Estes dias foram dias de luz, de sonhos , de histórias de encantar, de redescobertas, dos melhores sorrisos e de memórias tão coloridas. As crianças ensinam-nos o melhor do mundo, a viver de coração aberto e de sorriso rasgado. Elas fizeram-me reflectir e compreender melhor esta jornada. Voltei de coração cheio e por vezes, regresso a estes dias para lavar a alma e resgatar aquilo que é essencial a vida. Aprender a valorizar, a amar e nunca deixar de brincar. Há sempre um lado mais colorido, uma perspectiva mais ternurenta da vida. 

                                          " O essencial é invisível aos olhos".

2 comentários:

  1. Um dia quero sem duvida alguma viver e passar pelo que estas a passar, é uma aprendizagem, é uma aventura Que jamais se pode esquecer, é mais uma das muitas das muitas histórias que tenho para contar quando for uma jovem de 90 anos, não só é tudo isso como é também um sonho! ♡
    acho lindo tudo o que transmites, prova que apesar de estar longe estas bem e feliz e estas cada vez uma pessoa mais realizada, es linda por dentro e por fora da a essas pessoas e crianças tudo o que de bom tens, porque sem dúvida alguma é muitá, mas muita coisa.
    Deixo uma missao para ti, faz essas pessoas tão felizes como me fazes a mim.
    Embora as saudades sejam cada vez maiores o meu orgulho por ti aumenta de dia para dia...
    sê muito feliz minha irmã de coração, minha amiga, minha confidente... enfim, és parte de mim...
    muitos muitos beijinhos e um chi-♡ com muito carinho, muito amor e muita muita saudade!
    ������������

    ResponderEliminar
  2. Um dia quero sem duvida alguma viver e passar pelo que estas a passar, é uma aprendizagem, é uma aventura Que jamais se pode esquecer, é mais uma das muitas das muitas histórias que tenho para contar quando for uma jovem de 90 anos, não só é tudo isso como é também um sonho! ♡
    acho lindo tudo o que transmites, prova que apesar de estar longe estas bem e feliz e estas cada vez uma pessoa mais realizada, es linda por dentro e por fora da a essas pessoas e crianças tudo o que de bom tens, porque sem dúvida alguma é muitá, mas muita coisa.
    Deixo uma missao para ti, faz essas pessoas tão felizes como me fazes a mim.
    Embora as saudades sejam cada vez maiores o meu orgulho por ti aumenta de dia para dia...
    sê muito feliz minha irmã de coração, minha amiga, minha confidente... enfim, és parte de mim...
    muitos muitos beijinhos e um chi-♡ com muito carinho, muito amor e muita muita saudade!
    ������������

    ResponderEliminar